Labels

1 de abril de 2014

João Frizza em 360 graus

'É importante olhar para a frente. O futuro temos de o construir. Batalhar, acreditar e sonhar', Simone de Oliveira.


Quem é João Frizza?
Sou eu! Com todos os defeitos e virtudes sou e serei sempre eu.

Qual a tua alcunha de infância?
Não tenho nenhuma alcunha que me tenha marcado, mas os familiares e amigos mais próximos chamam-me João Pedro.

Qualidades vs. Defeitos
Teimosia vs teimosia. A teimosia é o meu maior defeito e a minha maior virtude.

Como é um dia normal na vida de João Frizza?          
É isso mesmo: um dia normal. Um dia cheio de trabalho, de boa companhia, um dia de experiências, construção e partilha. Um dia normal é aquele em que chego ao fim do dia muito cansado, mas feliz!

És ator. O que te fascina mais nesta área?
Tudo me fascina no mundo da representação. Fascina-me o facto de podermos ser mil e uma pessoas dentro do nosso próprio corpo. Fascina-me sobretudo a magia que envolve todo este mundo.

Sendo ator de revista, como te sentes ao participar nestes projetos de comédia?
Não me considero ator de revista. Para começar acho que não há atores disto ou daquilo. Há atores. E sendo ator podes estar mais ligado a um gênero teatral mas não é por isso que tens que ser conotado como "ator de ...". No meu caso só fiz revista uma vez, até hoje fiz sobretudo teatro musical, mas também já fiz e escrevi comédias por isso não é novidade. Mesmo assim, cada projeto é uma nova viagem com novas aprendizagens e novas vivências e este em específico é muito diferente de todos aqueles em que tenho trabalhado e exige uma adaptação pessoal e uma entrega diferente.

Qual o projeto a nível de representação que mais gostaste?
Gosto de todos os projetos que fiz, dos mais pequenos aos maiores. Quando entro num projeto, acima de qualquer necessidade monetária, o que me faz entregar corpo e alma é o prazer e o gozo que o projeto me dá, se não nos der prazer e não fizer sentido o nosso trabalho acaba por ser ingrato. De qualquer maneira e por mil e uma razões "O Melhor de Lá Feria" foi sem dúvida o grande projeto que já fiz até hoje.

Atualmente estás na peça Amantes de Fresco. Fala-me um pouco sobre a tua personagem e sobre a peça.
Esta peça é muito franca, muito leve! É um hino à boa disposição. Tem uma linguagem atual, bem-disposta e vai de certeza divertir imenso todos aqueles que vierem ver. É uma peça muito bem escrita e inteligente! Quanto às minhas personagens... Prefiro manter o mistério ahahahah

É uma peça bastante moderna e com uma atitude muito inovadora… Qual a temática de Amantes de Fresco?
A peça passa-se num quarto de uma pensão em Lisboa. Por esse quarto passam todos os personagens: casais, casais extraconjugais, milionários, mafiosos, emigrantes, acompanhantes de luxo, hospedeiras, travestis... Durante uma hora e meia aquele quarto vai ser um entra e sai de pessoas e situações.

Estás à frente de um grande elenco. Achas que, para além do talento, são necessárias outras qualidades para desempenhar este papel?
O elenco é realmente muito bom. Um elenco jovem, mas muito talentoso e trabalhador. Acredito nesta equipa e apesar de ninguém ser insubstituível para mim este projeto faz sentido com estás pessoas e acho que cada um de nós tem as características necessárias para desempenhar cada personagem.

Quais as diferenças entre ti e a personagem que interpretas?
Felizmente não existe nada em comum entre nós ahah

Qual a melhor coisa que te aconteceu no ano de 2013?
Foi um ano muito positivo. Não houve uma melhor coisa houve várias melhores coisas. Foi um ano com muito trabalho, muitas experiências novas. Estive no Porto quatro meses e conheci grandes pessoas e grandes artistas com quem tive o prazer de dividir o palco do Teatro Rivoli. Essa experiência em específico encheu-me a alma.


O ano de 2014 ainda está no início. Que projetos tens para este ano?
Tenho um projeto constante que continua de ano para ano: ser feliz!

O que falta na tua vida?
A carta de condução... Mas acho que vai ser este ano!

Pessoa: Simone de Oliveira
Música: Essa palavra Saudade
Livro: O Principezinho
Filme: Rei Leão
Viagem: Londres
Sonho: Tantos… Se não sonharmos nada faz sentido
Medida para mudar Portugal: Amar o que é nosso
Quando se fala em Portugal, fala-se em… fado
Citação: “É importante olhar para a frente. O futuro temos de o construir. Batalhar, acreditar e sonhar” Simone de Oliveira

Revelação Exclusiva
Eu vejo o “Phineas e Pherb” ahahah

Se fosses um espelho, qual seria o reflexo?
Uma jukebox

Sem comentários:

Enviar um comentário