Labels

24 de março de 2014

Joana Vieira em 360 graus

 'Ut Amem et Foveam'

Quem é Joana Vieira?
A Joana é uma jovem muito bem disposta, que tenta todos os dias lutar por aquilo que acredita e seguir os seus sonhos de modo a alcançar aquilo que todos nós tanto desejamos, a felicidade.
 
Qual a tua alcunha de infância?
Nunca tive assim uma alcunha que fosse "aquela" mas como comia muito devagar e pouco, em casa quando era miuda era a "Joana pastel" . Na escola tive algumas alcunhas passageiras, "bonequinha" (porque era muito branquinha e parecia uma boneca de porcelana), "branca de neve" (por ser branquinha de pele), mas tirando isso sempre fui só Joana para todos.
 
Qualidades vs. Defeitos
Ora bem, defeitos mais complicados, sou muito teimosa, perfeccionista, gulosa,  demasiado crente nas pessoas, ciumenta, impulsiva por vezes e demasiado emotiva.
Quanto ás minhas qualidades, sou fiel, frontal, honesta, amiga, tento ser o mais justa possivel, divertida, dedicada e esforçada.
 
Como é um dia normal na vida de Joana Vieira?
Um dia normal na vida de Joana Vieira, começa com um belo pequeno-almoço, provavelmente castings, de seguida ensaios, passar tempo com a familia e namorado, ginasio, ouvir muito música para animar o meu dia, comer alguns doces e dormir muitas horas porque um bom sono é essencial para obter uma boa qualidade de vida.
 
És atriz e modelo. Qual destas áreas te fascina mais? Porquê?
Ambas fascinam de maneiras diferentes, cada uma tem o seu peso na minha vida. Enquanto modelo faço algo que adoro, fotografar. Adoro ver como a luz muda uma imagem, as curvas de um corpo numa foto, como um sorriso faz toda a diferença numa imagem, e um conjunto de factores que sempre que vou fotografar me faz sentir como se tivesse uma relação especial com a câmara. Sempre ouvi dizer que uma imagem por vezes vale mais que mil palavras e isso é verdade, cada imagem é uma imagem e eu coloco a minha alma em todos os trabalhos que faço porque tenho gosto no meu trabalho e essa é a explicação para o fascinio que tenho por esta área.
Quanto á representação, foi como um amor á primeira vista, depois de experimentar nunca mais consegui deixar de amar aquilo que me move todos os dias, o sonho de poder tornar este amor a minha profissao para o resto da vida. O actor não é aquele que finge, é aquele que dá o seu corpo á personagem que interpreta e faz com que todos os que estão a assistir ao seu desempenho acreditem aque aquilo é real e para mim conseguir encarnar personalidades completamente diferentes da minha e fazer os outros acreditar que aquilo podia ser uma realidade é um prazer e um trabalho que me realiza como nenhum outro.
 
Participaste num Workshop dos Morangos com Açúcar e acabaste por entrar na série juvenil de maior sucesso em Portugal. Como te sentiste ao participar?
Ao inicio quando fui ao casting nunca achei que ia ficar, porque era muita gente e não sabia se encaixava no perfil do que procuravam, mas depois com a formaçao e o decorrer de todo este processo senti que pertencia ali e não me imaginava a fazer outra coisa naquele momento que não o workshop e mais tarde a serie.  Quando fiquei com o papel na serie, senti uma recompensa de esforço e alegria inexplicavel. Nos Morangos com Açucar posso dizer que criei uma familia e aprendi muito e orgulho-me muito de ter feito parte deste projecto.
  
Qual o projeto a nível de representação que mais gostaste?
Sem tirar o crédito a todos os outros projectos que integrei, os Morangos com Açucar foi o projecto que exigiu mais de mim, e me deu mais e por isso mesmo foi aquele que mais me marcou enquanto pessoa e que jamais vou esquecer.
 
O que mudou em ti, depois de te tornares numa figura pública?
Nada, sinceramente considero-me a mesma pessoa e acho que tirando a parte de aparecer nas revistas e as pessoas reconhecerem-me na rua tudo o resto, desde a minha rotina á minha maneira de ser está igual. Acho importante manter-me fiel a mim mesma.
 
Atualmente estás na peça Amantes de Fresco. Fala-me um pouco sobre a tua personagem e sobre a peça.
A Jéssica é uma rapariga muito querida, apaixonada, ingenua, impulsiva e explosiva. Ama o Carlos Xavier e no fundo faz tudo para o fazer feliz, mas para saberem mais têm que nos ir visitar.  Posso dizer tambem que é uma personagem cativante e que estou a gostar muito de desempenhar.

É uma peça bastante moderna e com uma atitude muito inovadora… Qual a temática de Amantes de Fresco?
É uma peça muito jovial, com um elenco muito alegre e dinâmico que promove a uma atitude inovadora. É uma comédia onde podemos rir do inicio ao fim á volta da temática do amor e das peripécias deste.
 
Como estão a correr as cenas íntimas? Sentes-te inibida ou correm naturalmente?
As cenas intimas são sempre mais inibidoras que todas as outras, mas sendo esta peça uma comédia, entre risos e brincadeiras sempre conseguimos libertar alguma da tensão dessas cenas de modo a desinibir um pouco.

Como achas que vai ser o impacto desta peça no público em geral, devido à grande exposição física dos atores?
Acho que vai ter um impacto positivo, pois para alem de toda a diversao é uma peça que na minha opiniao caracteriza situaçoes que podiam acontecer a qualquer um de nós e vai acabar por levar o publico a identificar-se e por isso mesmo  a camponente mais fisica so vai ajudar a tornar esta peça mais real e chamativa.

Uma atriz tem de ser corajosa. Sentes que este projeto te deu mais alicerces para 'batalhar no palco'?
Uma actriz tem que ter coragem como apelido, porque esta profissao exige muito mais do que aquilo que normalmente as pessoas acham. Sinto que este projecto me está a ajudar a desenvolver mais a minha experiencia enquanto actriz e está tambem a dar-me a oportunidade de poder mostrar outro tipo de personagem e portanto penso que estou a subir mais uns degraus em direcção ao meu objectivo com a ajuda deste projecto.

Estás à frente de um grande elenco. Achas que, para além do talento, são necessárias outras qualidades para desempenhar este papel? 
Claro, o talento é muito importante se não das coisas mais importantes mas tambem é necessaria muita tecnica, á vontade, confiança e fé em nós mesmos e no que fazemos.

Quais as diferenças entre ti e a personagem que interpretas?
Várias, tem uma personalidade demasiado imatura e ingenua para a idade e é demasiado deslumbrada e "pirosa" mas tem um lado romantico e amoroso que se identifica comigo porque acredito que a felicidade passa por quem amamos e portanto devemos fazer tudo o que está ao nosso alcance para sermos felizes.
 
Qual a melhor coisa que te aconteceu no ano de 2013?
Foram várias mas a nivel profissional gostei muito de dobrar o filme da disney e integrar o elenco da peça "Branca de Neve no gelo".
 
O ano de 2014 ainda está no início. Que projetos tens para este ano?
Não posso contar se não que piada teria? Mas posso dizer que muitas novidades virão em breve e que gostava muito que estivessem comigo para acompanhar o meu trabalho.
 
O que falta na tua vida? 
Tenho tudo o que preciso mas é sempre necessario mais amor, amigos, projectos, alegria, felicidade, oportunidades e dinheiro claro.
 
Pessoa: Avô
Música: Edge of Desire - John Mayer
Livro: Visto do Céu
Filme: Crash
Viagem: Volta ao mundo
Sonho: Fazer da representação a minha profissao para o resto da vida
Medida para mudar Portugal: Investir mais na educação e investir menos em politicos corruptos
Quando se fala em Portugal, fala-se em… qualidade!
Citação:   "Ut Amem et Foveam"
 
Revelação Exclusiva
Tenho o cabelo naturalmente branco!
 
Se fosses um espelho, qual seria o reflexo?
Uma fenix.

Ver também: 
http://avidaem360graus.blogspot.pt/2014/02/filipe-salgueiro-em-360-graus.html http://avidaem360graus.blogspot.pt/2014/02/joao-cajuda-em-360-graus.html
http://avidaem360graus.blogspot.pt/2014/03/carolina-loureiro-em-360-graus.html
http://avidaem360graus.blogspot.pt/2014/03/luis-garcia-em-360-graus.html
http://avidaem360graus.blogspot.pt/2014/03/sofia-mota-em-360-graus.html

Sem comentários:

Enviar um comentário