Labels

23 de fevereiro de 2014

João Cajuda em 360 graus

João Cajuda é ator, travel blogger, videographer e modelo.

'Sou actor, travel blogger e videographer.
Provavelmente conheces-me do pequeno ecrã. Participei em sete telenovelas assim como em vários programas de entretenimento como é o caso do “Dança Comigo” e do “Splash Celebridades”… (para veres todos os meus trabalhos como ator carrega aqui).
Atualmente estou a terminar a licenciatura em Ciências da Comunicação (Marketing, Publicidade e Relações Públicas) na Universidade Autónoma de Lisboa. Resolvi combinar a minha experiência em televisão/Cinema em Portugal, Nova Iorque e Los Angeles onde estudei, com a minha licenciatura para fazer o que mais amo… viajar e produzir conteúdo não só para ti que estás a ler isto, mas também para hotéis e empresas relacionadas à industria do turismo.
Comecei por brincadeira, inicialmente por fazer vídeos das minhas viagens para partilhar com amigos e desde então produzi conteúdo para mais de 25 hotéis, nomeadamente para o grupo Mandarin Oriental, Kempinski, Hilton, Small Luxury Hotels, entre outros.
Em 2013 fui um dos finalistas do concurso mundial de vídeos de viagem Biggest Baddest Bucket List (Melhor Emprego do Mundo). Escolhido entre mais de 5000 candidatos, tive a oportunidade de ver os meus vídeos serem elogiados além fronteiras, inclusive por um nomeado aos Oscar’s, Shekar Kapur (realizador do filme “Elizabeth” com Cate Blanchett).
Viajar é sem dúvida a coisa que mais me entusiasma… Quando não estou a viajar estou a pensar na próxima viagem. Até hoje tive a oportunidade de visitar 4 continentes, 22 países e viver em dois deles. Não saber o que vou encontrar no final de uma estrada inspira-me a viajar. Gosto da sensação de que aquilo que me é garantido em Lisboa como atravessar a rua, pedir comida, ir à casa de banho… tudo se torna novamente numa aventura.
[...] Tenho a intenção de te inspirar a viajar, viajar mais e melhor. [...] Irei partilhar as minhas experiências, dizer honestamente o que correu bem e por vezes mal. Irei ter uma seleção pessoal dos meus lugares preferidos em todo o mundo com base no “estive lá, fiz isto!”. O meu conteúdo varia entre narrativas de viagem, vídeos, críticas e guias… [...] Podes também encontrar sugestões de países a visitar, lugares para dormir e dicas que te ajudem a planear a tua viagem.
Se tiveres comentários, sugestões ou alguma dúvida envia-me um e-mail. Terei todo o prazer em ajudar-te.
Boas Viagens! :)' in www.joaocajuda.com

Boa tarde, João! Depois desta maravilhosa apresentação, quem é João Cajuda?
É um rapaz divertido, sério, sonhador, reservado, caseiro, gosto de estar com os meus amigos, de viajar. 

Qual a tua alcunha de infância?
Não tenho nenhuma alcunha de infância
Qualidades vs. Defeitos
Ser honesto vs. ser honesto.

Como é um dia normal na vida de João Cajuda?
Quando não estou a viajar... Acordo, tomo um bom pequeno almoço, leio e respondo a e-mails, vejo as notícias, vou à faculdade, almoço sempre com amigos, à tarde fico por casa a trabalhar. Gosto de cozinhar um bom jantar e beber um bom vinho enquanto vejo séries e filmes até adormecer.

És ator, travel blogger, videographer e modelo. Qual destas áreas te fascina mais? Porquê?
Escrever sobre viagens e hotéis, assim como fazer vídeos sobre os mesmos é o que mais me dá prazer, gosto muito de viajar, e não há melhor coisa do que ter um escritório diferentes todos os dias. 

Em 2013, foste um dos finalistas do concurso mundial de vídeos de viagem Biggest Baddest Bucket List (Melhor Emprego do Mundo). Escolhido entre mais de 5000 candidatos, ficaste entre os 10 finalistas. Como se sentiste ao participar?
Foi uma grande experiência, adorei cada segundo, embora tenha sido muito cansativo. Fiz amigos dos quatro cantos do Mundo, e apesar de não ter ganho o prémio final, penso que ganhei outras coisas, carinho das pessoas que partilham comigo a paixão das viagens e até reconhecimento, não esperava que um ministro da Índia ou um realizador nomeado aos Óscares elogiasse o meu vídeo pelo twitter a milhões de seguidores. Ainda fico meio parvo. 

Como tu próprio afirmas ‘Viajar é sem dúvida a coisa que mais me entusiasma… Quando não estou a viajar estou a pensar na próxima viagem’. Já tens em mente a próxima viagem?
A próxima será em trabalho e de curta duração, mas a grande viagem do ano deverá ser ou cuba e algo ali perto ou Tanzânia

Qual a viagem que mais gostaste de fazer? Porquê?
Gosto de todas, cada uma à sua maneira. A que mais me marcou foi a Índia, a que mais gostei talvez uma road trip que fiz nos EUA e outra em Marrocos com amigos. São dois países incríveis, à aventura em cada esquina, e a companhia era a melhor que podia ter. 

Qual a viagem que queres repetir? E qual é que ainda não fizeste, mas queres fazer?
Quero voltar a fazer a route 66 nos EUA. Quero muito fazer um safari por África. 

Se durante o Verão, quiser ir uma semana de férias, qual o destino que me recomendas?
Se for para fora as opções são muitas, talvez no Mediterrâneo, adoro o verão no Mediterrâneo, Itália, Ibiza, Croácia, Ilhas Gregas, Turquia... 
Se for em Portugal, o Algarve, a minha terra e que é das mais bonitas que existe, ou a costa alentejana, mais calma e igualmente bonita. 

Atualmente, estás a terminar a licenciatura em Ciências da Comunicação, na Universidade Autónoma de Lisboa. Como te sentes por seres a ‘cara’ da Universidade? Qual a tua opinião sobre a mesma?
É um orgulho para mim ser a cara da Universidade Autónoma. É uma excelente instituição, com ótimas condições e professores, tem um ambiente familiar e quando me convidaram aceitei sem hesitar. 

O que mudou em ti, depois de te tornares numa figura pública?
Confesso que ao contrário do que as pessoas possam imaginar, ser conhecido não me agrada. Tornei-me muito mais reservado, mais calmo. Não gosto de aparecer... Basicamente foram essas as grandes diferenças. 

O ano de 2014 ainda está no início. Que projetos tens para este ano?
Este ano vou dedicar-me a acabar a minha licenciatura e a continuar o trabalho que tenho vindo a desenvolver no meu site www.joaocajuda.com ... Novidades irão aparecer por lá. 

O que falta na tua vida? 
Nada, felizmente. E assim espero que continue. 

Pessoa: Meryl Streep

Música: Cinema Paraíso 

Livro: A arte de Viajar - Allain de Botton 


Filme: Cinema Paraíso


Viagem: Volta ao mundo (risos)

Sonho: Ter uma vida feliz e realizada

Medida para mudar Portugal: Ter menos ladrões com poder

Quando se fala em Portugal, fala-se em… Casa, família, peixe grelhado, vinho, mar, calor, pele salgada, alegria, vida

Citação: "Perguntaram ao Dalai Lama: - O que mais te surpreende na Humanidade? E ele respondeu: - Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."

Se fosses um espelho, qual seria o reflexo?



https://www.facebook.com/Cajuda.pt | http://www.joaocajuda.com/
http://instagram.com/joaocajuda | https://twitter.com/JoaoCajuda
http://www.youtube.com//joaocajuda | https://plus.google.com/+JoãoCajudaOfficial/

Sem comentários:

Enviar um comentário